A presença de aeronaves americanas na Guiana, em meio à disputa da Venezuela pela região de Essequibo, foi confirmada indiretamente por um vídeo.

Como falado no último dia 7, os EUA fizeram voos em conjunto com militares da Guiana, dias após um referendo na Venezuela definir que o território pertence ao país, e não ao vizinho.
Dias depois o AEROIN apurou com exclusividade que os voos foram feitos como parte da parceria defensiva entre os EUA e a Guiana, mas ainda sem dar detalhes de quais aeronaves foram empregadas e aonde.
Agora, o Comando Sul das Forças Especiais dos EUA, responsável pela área da América Latina e Caribe, divulgou um vídeo de um avião Hércules atirando contra alvos no Mar do Caribe, exatamente no dia 7, mas sem localização exata confirmada.
A ação foi feita por um Lockheed AC-130J Ghostrider, versão de ataque ao solo do Hércules equipada com um canhão de 30mm, outro de 105mm, além de poder ser carregado nas asas com bombas de pequeno diâmetro GBU-39, bombas planadoras GBU-69, mísseis AGM-114 Hellfire anti-tanque e mísseis AMG-176 Griffin guiados por laser e/ou GPS.
No vídeo abaixo gravado por outra aeronave com uma câmera infravermelho, é possível ver os canhões do AC-130J em ação disparando contra o mar:
‘Variable Fire’ U.S. Air Force Air Commando assigned to @Hurlburt_Field conducts an air-to-ground live fire exercise, this time exploiting the measured, but ruinous fire power of the 105mm cannon onboard an AC-130J gunship, while training over the Caribbean Sea, Dec. 7, 2023.… pic.twitter.com/HLts4gwm61
— SOCSOUTH (@SOCSOUTH) December 12, 2023
“Fire for Effect” An AC-130J Ghostrider gunship takes aim on training targets over the Caribbean Sea, Dec. 7, 2023. Our #SOF air assets routinely conduct training and exercises in the @SOUTHCOM area of responsibility to stay sharp and agile in of the t force and… pic.twitter.com/r3b8a0lKqs
— SOCSOUTH (@SOCSOUTH) December 11, 2023
O avião ficou famoso devido a série de jogos Call of Duty e Battlefield, além do primeiro filme da franquia Transformers, onde ele é utilizado para dar apoio aéreo para soldados americanos que combatem um robô Decepticon:
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.