
O Departamento de Estado Americano aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira para o Governo da Romênia de aeronaves F-35 e equipamentos relacionados, com um custo estimado de US$ 7,2 bilhões.
A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa entregou a certificação necessária, notificando o Congresso sobre essa possível venda hoje. O Governo da Romênia solicitou a compra de 32 aeronaves Lockheed Martin F-35A Lightning II e trinta e três (33) motores Pratt & Whitney F135-PW-100 (32 instalados, 1 sobressalente).
Segundo a agência, esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um aliado da OTAN que é uma força importante para a estabilidade política e econômica na Europa.
O principal contratante será a Lockheed Martin Aeronautics Company, localizada em Fort Worth, TX. Com a compra, a Romênia será o 20º país a operar o F-35, junto da Austrália, Bélgica, Canadá, Checa, Cingapura, Coreia do Sul, Alemanha, EUA, Finlândia, Grécia, Holanda, Israel, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Reino Unido, Suíça.
Hoje, o F-35 tem mais de 1.020 unidades entregues, e já ultraou às 900 mil horas voadas, sendo a aeronave de 5ª geração mais utilizada no mundo.
Com Informações da Agência de Cooperação de Segurança de Defesa dos EUA