2s2i3l

Está em voo o 6º voo de 2025 de deportação de brasileiros realizado pelos Estados Unidos, que está programado para pousar no Brasil por volta das 08h00 da manhã da sexta-feira, 28 de março.
Como informado pelo AEROIN, a operação, feita pela companhia norte-americana Global Crossing Airlines, está programada para pousar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), no voo GXA-6160. Porém, em vez do A320 inicialmente previsto, está vindo um modelo maior.
O A321 de matrícula N966AD partiu de Alexandria, nos Estados Unidos, e dessa vez a operação não inclui uma parada de reabastecimento em San Juan, Porto Rico, mas sim duas paradas, sendo uma em Santa Lucia e outra em Trinidad e Tobago.
A chegada a Fortaleza poderá ser assistida pela câmera ao vivo do canal “Mundo Avião”, disponível na tela a seguir:
A aeronave pode ser acompanhada em tempo real através do rastreamento da plataforma AirNav Radar, disponível na tela a seguir (pode não aparecer em locais em que o sinal não seja captado pelos receptores e quando estiver estacionado nos aeroportos):
No sábado, 29 de março, o avião da Global Crossing decolará de Fortaleza às 09h00, no voo GXA-6161, que levará de volta apenas o pessoal norte-americano que acompanha os deportados.
Nota: os horários acima descritos são previsões, podendo sofrer alterações ou cancelamento.
Nos últimos voos de deportação que pousaram no aeroporto da capital cearense, os deportados foram depois levados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por um avião KC-30 (Airbus A330-200) ou um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar, que foram condenados por crimes e/ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.
Segundo levantamento feito por Ricardo Morgan, que fotografa e filma aeronaves no Aeroporto de Confins, dados do Escritório de Estatísticas de Segurança Interna dos EUA mostram que mais de 11.800 brasileiros foram deportados desde o estabelecimento das atuais diretrizes de deportação, de 2019, e esse total é de mais de 50 mil considerando-se as deportações feitas desde 2001.