
Um dos maiores sites brasileiros de notícias publicou, na semana ada, uma informação incorreta sobre estar sendo montada no Brasil a primeira aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da fabricante alemã Lilium, o jatinho de propulsão elétrica chamado Lilium Jet, que a Azul Linhas Aéreas pretende usar.
Diante da publicação, diversos outros sites de notícias pelo país estão replicando a informação, gerando uma difusão ainda maior da informação errada, portanto, esta matéria tem o propósito de alertar o público para a informação correta.
Como mostrado pelo AEROIN no dia 19 de setembro, a Lilium informou naquele dia que iniciou a montagem da primeira das sete fuselagens das sete aeronaves que ela utilizará para obter a certificação de tipo do Lilium Jet.
Porém, embora a Azul tenha uma parceria com a fabricante alemã, na qual poderá operar até 220 unidades da aeronave no Brasil, a Lilium nunca informou sobre planos de montagem do equipamento no Brasil.
Na verdade, no dia 19, a informação foi de que a primeira fuselagem foi desenvolvida em colaboração e está sendo construída pelo fornecedor aeroespacial e parceiro estratégico Aciturri em suas instalações em Valladolid, na Espanha.
Além da fuselagem, a fabricante também comunicou, como mostrado pelo AEROIN no dia 28 de setembro, que iniciou a montagem do revolucionário sistema de propulsão a jato elétrico da aeronave Lilium Jet, em sua instalação de produção localizada próxima à sua sede em Wessling, Alemanha.
A empresa afirmou, ainda, que a entrega da fuselagem nas instalações da Lilium na Alemanha está prevista para o quarto trimestre de 2023, a tempo do início da montagem da primeira aeronave, planejada para o final do ano.
Portanto, a única relação da Lilium com o Brasil até o momento é a parceria para a possível operação das aeronaves pela Azul.