
Uma nuvem de cinzas lançada aos céus pela da erupção do vulcão Shiveluch, localizado em Kamchatka, no extremo leste da Rússia, tem causado complicações nas operações aéreas e cancelamentos de voos no Alasca e oeste do Canadá. A equipe de resposta a erupções vulcânicas de Kamchatka (KVERT) emitiu um código vermelho para a atividade da aviação devido à altitude da nuvem de cinzas e sua trajetória.
Como detalha o site Aviacionline, o vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da região, entrou em erupção na segunda-feira e expeliu para a atmosfera uma coluna de cinzas com quase dez quilómetros de altura que se estendeu por uma área de 108 mil quilómetros quadrados. Desde então, a nuvem se moveu na direção noroeste e entrou na América do Norte.
🌋 The mighty #Shiveluch volcano in Russia's Kamchatka has gone full eruption mode – volcanic ash emissions has reached 20km, right into the stratosphere. #HappeningNow
— Russia 🇷🇺 (@Russia) April 10, 2023
Gorgeous video of the ash cloud to remind us of the beauty and the force of nature 👇 pic.twitter.com/eQ6TNgfLR1
Até o meio-dia de ontem, a Alaska Airlines já havia suspendido preventivamente 28 operações de e para o estado mais ao norte dos Estados Unidos. “Continuamos a monitorar a nuvem de cinzas e, dependendo da sua localização e movimento, poderemos ter de cancelar novos voos”, refere a empresa em comunicado. Os voos da Ravn Alaska também foram afetados.
BREAKING: An ash cloud from a volcanic eruption in Russia is impacting flights in the state of Alaska. As a safety precaution, @AlaskaAir has canceled some flights to and from Alaska and within the state. Guests can check the status of their flight at https://t.co/paAYVccsjy.
— Alaska Airlines News (@AlaskaAirNews) April 13, 2023
A situação também levou ao cancelamento de voos de e para Prince Rupert e Terrace, na província noroeste de British Columbia, no Canadá. A Air Canada, maior companhia aérea do país, informou que novos cancelamentos e reagendamentos podem ocorrer de acordo com as condições. Por sua vez, a companhia aérea de baixo custo WestJet também teve que suspender parte de suas operações na região.