
Guillermo Lasso, presidente do Equador, informou em suas redes sociais a compra de dois aviões militares cargueiros Airbus C295. De acordo com ele, o acordo com a Airbus fornecerá duas aeronaves, sendo que um será para o Exército e o outro para a marinha equatoriana.
Como informa o portal parceiro Aviacionline, esta família de aviões já é bem conhecida pelas Forças Armadas do Equador, visto que três C295 operam na Força Aérea para transporte e carga.
Além disso, o Exército possui dois CN235, enquanto a Marinha possui outros dois CN235 configurados para operações de patrulha marítima (MPA), que é a versão menor e mais antiga do C295.
O Brasil é um dos principais operadores do modelo na região, com 14 aeronaves, sendo 5 na versão especial SAR, voltada para busca e resgate tanto em terra como em alto-mar. Na Força Aérea Brasileira a aeronave é designada como C-105 Amazonas.
Hemos concretado la compra de dos aviones C295 a la empresa Airbus. El ministro de defensa, Luis Lara, firmó un contrato que nos permitirá fortalecer al @EjercitoECU y @armada_ecuador con dos aeronaves que servirán para la seguridad y para atender a los ecuatorianos en momentos… pic.twitter.com/vhWUwWwcyG
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) October 18, 2023