
A Supernal, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) do Hyundai Motor Group (HMG), anunciou na segunda-feira, 10 de março, um acordo para escalar operações de veículos compartilhados elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
A parceria foi assinada com a CHC Helicopter, empresa global de serviços de voos de helicóptero especializada em transporte offshore e operações de busca e resgate, e a subsidiária da CHC, Heli-One, empresa global em serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) de asas rotativas.
As empresas estabelecerão uma estrutura colaborativa para desenvolver e escalar redes de AAM, integrando os veículos da Supernal, os serviços de operações de voo da CHC e os produtos e serviços de MRO da Heli-One.
Especificamente, o objetivo é entender como a CHC poderia operar os veículos eVTOL da Supernal no futuro para transporte comercial de ageiros em AAM, bem como para aplicações potenciais com sua base de clientes de serviços de voo existentes em energia offshore, busca e resgate e serviços médicos de emergência.
As três empresas também explorarão como a Heli-One poderia fornecer uma gama de serviços potenciais de MRO para eVTOL para a CHC internamente e outros operadores de veículos eVTOL da Supernal globalmente.
“A Supernal tem o prazer de fazer parceria com a CHC, uma das maiores operadoras de aeronaves de asa rotativa do mundo, e com a Heli-One, uma provedora global líder de serviços de MRO de aeronaves de asa rotativa, enquanto trabalhamos para comercializar veículos eVTOL”, disse Jaiwon Shin, presidente do Hyundai Motor Group e CEO da Supernal. “A colaboração garantirá que a Supernal seja a fabricante de escolha para futuros operadores de eVTOL.”
“Ao fazer parceria com a CHC e a Heli-One, estamos confiantes de que desenvolveremos novas maneiras de atender às necessidades dos clientes através da Mobilidade Aérea Avançada”, afirmou David Rottblatt, diretor-sênior de estratégia e comercialização da Supernal. “Combinando a experiência global da CHC e os serviços de e da Heli-One com a fabricação em escala dos veículos eVTOL da Supernal, expandiremos operações sem falhas à medida que a indústria amadurece.”
A Supernal planeja entregar seus primeiros veículos eVTOL aos operadores em 2028, que irão voar a 120 milhas por hora (193 km/h) com um alcance inicial de 60 milhas (96 km).
“Estamos entusiasmados em apoiar a abordagem visionária da Supernal para Mobilidade Aérea Avançada e comprometimento com o voo vertical, com os 75 anos de operações e excelência em e vertical global da CHC”, disse Tom Burke, presidente e CEO da CHC. “A visão coletiva das empresas é ser líder global em aviação vertical, fornecendo serviços seguros, confiáveis, eficientes e sustentáveis para apoiar a jornada e o sucesso dos nossos clientes.”
“Temos orgulho de fazer parceria com a Supernal em seu trabalho inovador desenvolvendo o futuro das viagens aéreas,” disse Miguel Carrasco, presidente da Heli-One. “A Heli-One, CHC e Supernal são bem alinhadas devido ao nosso compromisso compartilhado com segurança e desempenho excepcional.”
As três empresas estão ativamente trabalhando para identificar geografias, casos de uso, rotas e redes para implantação, bem como modelos de parceria para desenvolvimento de mercado futuro.
Informações da Supernal