
A Embratur e a JetSMART levaram comunicadores argentinos para uma press trip em Búzios (RJ). Com o lançamento do novo voo da companhia aérea que conecta Mendoza, na Argentina, ao Rio de Janeiro, no último dia 9, a ação teve como objetivo apresentar os destinos da Região dos Lagos a jornalistas do país vizinho. 4s255b
A viagem foi organizada em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), o Visit Rio e o Búzios C&VB, marcando a inauguração da rota inédita.
A companhia aérea de baixo custo iniciou a operação no dia 9 de maio. Com dois voos semanais — às sextas-feiras e aos domingos — a JetSMART a a ser a única a oferecer voos diretos entre as duas cidades, criando uma nova conexão entre Brasil e Argentina, fortalecida por uma iniciativa conjunta de promoção turística.
A press trip também marcou o início das ações previstas no termo de cooperação técnica assinado no mês ado entre as instituições envolvidas, com foco na promoção integrada do estado como destino internacional.
Os jornalistas desembarcaram no primeiro voo da nova rota e participaram de um almoço de boas-vindas, com a presença de representantes da JetSMART e da equipe da FC&VB-RJ, que apresentou os atrativos turísticos fluminenses.
Em seguida, o grupo seguiu para Búzios, onde ou o fim de semana em uma programação voltada à vivência das experiências turísticas do balneário, conhecido por sua hospitalidade, belezas naturais, praias paradisíacas, vida noturna vibrante e estrutura voltada ao turismo internacional.
Malha aérea 4m5x2r
Além de ampliar a malha aérea internacional, a nova rota entre Rio e Mendoza soma-se a outras três conexões diretas operadas pela JetSMART para o Rio de Janeiro: Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Em 2025, o Brasil registrou um crescimento expressivo no número de turistas argentinos, com 870.318 visitantes apenas em janeiro — um aumento de 92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Agência, a Argentina segue como principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1.928.161 visitantes, número muito superior ao do segundo colocado, o Chile, que somou 286.910 turistas. Esses números reforçam a relevância estratégica do mercado argentino, especialmente para destinos tradicionalmente procurados, como Búzios.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova ligação aérea entre Mendoza e Rio de Janeiro contribui para aproximar os países da América do Sul, e a ação com os jornalistas é um o importante para atrair mais turistas argentinos. “O fortalecimento da conectividade aérea na América do Sul é essencial para toda a região. E, para o Brasil, isso a necessariamente pela Argentina, nosso maior emissor de turistas. Essa nova rota reforça o perfil internacional do Rio de Janeiro, um dos principais portões de entrada do país, que reúne destinos que o mundo precisa conhecer. Também aprofunda os laços de amizade entre os dois países e aproxima ainda mais nossos povos e culturas”, afirmou.
Segundo Federico Petazzi, gerente comercial da JetSMART na Argentina, a nova rota sem escalas representa um avanço importante. “A JetSMART é atualmente a única companhia aérea a oferecer esse serviço. Esse lançamento atende à crescente demanda dos viajantes argentinos por destinos como o Rio de Janeiro, conhecido por sua natureza, cultura e praias. A conexão direta facilita o o dos argentinos ao Rio e também beneficia cariocas e mendocinos, que podem viajar sem ar por Buenos Aires, tornando a experiência mais ágil. Isso gera novas oportunidades e impacta positivamente a economia local”, disse. “Essa rota reforça o compromisso da JetSMART com a conectividade sul-americana, consolidando nossa atuação no desenvolvimento do turismo na região.”
Para o presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, a nova rota vai além da expansão da malha aérea. “Ela impulsiona o turismo entre Brasil e Argentina, atrai mais visitantes internacionais para o estado do Rio e promove o desenvolvimento econômico e cultural das regiões. Também fortalece o papel da FC&VB-RJ e de seus parceiros na promoção do destino fluminense no exterior.”
Abreu destacou ainda os resultados da ação com os jornalistas. “A press trip foi muito importante para o nosso estado. O grupo ficou encantado, não apenas com o que viu em Búzios, mas também com os demais destinos que apresentamos. Saímos satisfeitos, pois tivemos a oportunidade de mostrar os atrativos da capital e do interior. As reportagens que serão produzidas irão fortalecer ainda mais a imagem do Rio. Nosso trabalho tem como foco incentivar o turista a conhecer a capital e estender a estadia por pelo menos mais três dias no interior.”
Leia mais: