
Uma das pistas mais emblemáticas da história espacial foi visitada hoje, pela primeira vez, por uma aeronave brasileira: o Embraer KC-390.
A Instalação de Pousos do Ônibus Espacial, situada dentro do Kennedy Space Center, na Flórida, foi a pista de pouso de 78 missões dos ônibus espaciais da NASA entre 1979 e 2011 — ano em que foi realizada a última missão com esse tipo de nave, com o pouso da missão STS-135, operada pelo Atlantis.

Foi dessa mesma pista que também partiram os Boeing 747 que transportaram dois ônibus espaciais para museus, após a aposentadoria do programa. Com 4.572 metros de comprimento e localizada ao lado de uma das torres de lançamento, a pista — com os designativos KTTS e QQS — foi um dos principais focos de atenção do programa do ônibus espacial, já que a grande inovação desse projeto era a possibilidade de reutilizar a nave, que decolava com foguetes, mas pousava como um avião, realizando um voo planado.
E, na manhã de 2 de maio de 2025, o KC-390 voou de Tampa, no lado oeste da região central da Flórida, até a Instalação de Pousos da NASA, em um voo rápido e raro. Ainda não está claro o motivo dessa visita ilustre, mas há a previsão de que a aeronave, de matrícula FAB 2855, retorne ainda hoje para Tampa.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.