
FARNBOROUGH, Reino Unido – Durante a edição do Farnborough Airshow, a Embraer anunciou as previsões do mercado de aviação para as próximas duas décadas, destacando a crescente demanda por aeronaves de até 150 assentos. O relatório, revelado em uma conferência de imprensa da fabricante brasileira, projeta um total de 10.500 pedidos para novos jatos e turboélices até o ano de 2043, resultando em um mercado estimado em US$ 640 bilhões. 2d1927
As principais regiões que deverão liderar as entregas de aeronaves são a América do Norte e a Ásia-Pacífico. O estudo mostra que a categoria de aeronaves small narrowbody está se consolidando como uma escolha estratégica para o transporte aéreo, especialmente em mercados com densidade populacional média e baixa. Com o aumento da demanda por conexões frequentes nas rotas de menor porte, esses aviões tornam-se uma solução ideal.
O presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, destacou que o enfrentamento dos novos desafios pós-pandemia exigirá uma combinação eficiente de modelos de aeronaves.
“Uma frota bem-sucedida para atender às novas necessidades do mercado incluirá tanto jatos abaixo de 150 assentos quanto narrowbodies maiores. O ambiente de viagens e os padrões de demanda mudaram, tornando vital a conectividade entre cidades menores e grandes mercados”, afirmou Meijer.
Além da análise voltada para a aviação comercial, o Market Outlook 2024 também aborda o segmento de carga, identificando novas oportunidades para small narrowbodies cargueiros, impulsionadas pelo aumento do comércio eletrônico.
Em termos de crescimento, o relatório assinala que o tráfego mundial de ageiros, medido em receita por ageiro por quilômetro (RPK), deve crescer anualmente cerca de 4% até 2043, com a região da Ásia-Pacífico projetando a maior taxa de crescimento, seguida pela América Latina, África, Oriente Médio, Europa e América do Norte, que terá o menor crescimento na demanda.
Por fim, as entregas esperadas de aeronaves incluem 8.470 jatos e 2.030 turboélices, com a maior parte das entregas de jatos destinadas à América do Norte e à Ásia-Pacífico. Para os turboélices, espera-se que a maior parte também se concentre na região da Ásia-Pacífico, refletindo a crescente demanda por este tipo de aeronave em mercados emergentes.
Para obter a versão completa do Market Outlook 2024 e: www.embraercommercialaviation.com/marketoutlook