
A TAAG Linhas Aéreas de Angola informa hoje que recebeu, em Luanda, Angola, a primeira de quatro aeronaves modelo 787 Dreamliner encomendadas da fabricante Boeing. O jato 787-9, de matrícula D2-TEQ, fez um voo de 17 horas, direto de Everett, nos EUA, para a capital angolana, chegando na última quinta-feira, 30 de janeiro:
Exclusive! TAAG Angola Airlines new 787 Dreamliner has just landed in Luanda. A historic day for the airline and country. pic.twitter.com/9j6Fzvb6Ld
— Josh Cahill (@gotravelyourway) January 30, 2025
A aquisição do moderno avião de fuselagem larga e longo alcance faz parte do plano estratégico 2024-2029 da TAAG, com ênfase no programa de expansão e modernização da frota.
A cerimônia de apresentação da aeronave ocorreu no Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto e contou com a presença de convidados institucionais, representações diplomáticas, entidades do ecossistema da aviação civil, parceiros, clientes corporativos, entre outros convidados.
A aeronave Boeing 787-9 Dreamliner, já decorada com o novo branding da TAAG, vai garantir as ligações intercontinentais da companhia, oferecendo maior versatilidade e disponibilidade de aeronaves na operação. Além disso, atenderá à crescente demanda do tráfego e aos indicadores de procura por parte de ageiros e clientes.
A configuração do Boeing 787-9 da TAAG tem capacidade para 313 ageiros, sendo 16 em classe executiva e 297 distribuídos entre classe econômica e econômica . A empresa aérea explica que a aeronave oferece diversas vantagens, como maior eficiência no consumo de combustível, maior conforto e espaço na cabine para os ageiros, 70 m³ de volume total de carga, além de redução de poluição sonora e de emissões prejudiciais ao meio ambiente.
O Boeing 787-9 Dreamliner, junto às entregas previstas para este ano de aeronaves widebody (fuselagem larga) previamente encomendadas, impulsionará os planos de modernização da frota da TAAG. Isso fortalecerá sua operação internacional de longo curso, atraindo mais viajantes, investidores e promovendo trocas comerciais mais dinâmicas para Angola.
“A entrega do Boeing 787-9 é um o fundamental na nossa estratégia de modernização da frota da TAAG”, afirmou Nelson Rodrigues de Oliveira, PCE da TAAG Linhas Aéreas de Angola. “Este avião traz a eficiência e a versatilidade necessárias para atender às crescentes exigências do mercado, substituir nossa frota de aviões de fuselagem larga com mais idade e proporcionar uma experiência a bordo de classe mundial aos nossos ageiros.”
“O B787 Dreamliner vai complementar a frota de aeronaves Boeing 737 e 777 da TAAG, à medida que continuamos a apoiar a companhia aérea em sua missão de conectar pessoas e lugares ao redor do mundo”, disse Anbessie Yitbarek, vice-presidente da Boeing Commercial Sales para África. “Nossa parceria de 50 anos com a TAAG Angola Airlines foi construída com base na confiança e em objetivos compartilhados, e juntos esperamos muitos mais anos de colaboração e inovação bem-sucedidas”.
Informações da TAAG