2s2i3l

A Archer, fabricante norte-americana de aeronaves elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL) revelou planos para uma proposta de rede de táxis voadores na cidade de Nova York em parceria com a United Airlines, com o objetivo de transformar a maneira como os residentes e visitantes de Nova York se locomovem pela região.
O objetivo da Archer é permitir que os ageiros viagem de Manhattan para aeroportos próximos em apenas 5 a 15 minutos usando a aeronave eVTOL Midnight, reduzindo drasticamente o tempo de viagem em comparação com os meios tradicionais de transporte terrestre e ajudando a evitar o famoso trânsito da cidade.

O Midnight é o táxi aéreo elétrico pilotado da Archer, projetado para transportar até quatro ageiros, produzindo menos ruído e emissão do que um helicóptero tradicional. Ele é construído com sistemas redundantes por toda a aeronave, tendo 12 motores e hélices no total, permitindo que a Archer busque níveis de segurança similares aos de aeronaves comerciais, afirma a fabricante.
A Archer está fabricando o Midnight nos Estados Unidos em instalações em San Jose, CA, e Covington, GA, e pretende utilizar propriedades de aviação já existentes na região de Nova York, com o objetivo de estabelecer vertiportos associados a aeroportos e helipontos na área.
A Archer continua trabalhando com a FAA para buscar a Certificação de Tipo do Midnight. Assim que a Certificação de Tipo for recebida, a fabricante e seus parceiros operacionais planejam integrar a aeronave ao serviço de forma segura e eficiente, começando pelos principais aeroportos, como os da região de Nova York. A Archer recebeu o Certificado de Operador e Transportador Aéreo Part 135 da FAA em junho de 2024.
Segundo esse conceito de operações, os ageiros reservariam voos da Archer como complemento às viagens aéreas tradicionais, reduzindo o tempo de viagem porta a porta. A United já havia feito um pedido para uma frota de aeronaves Midnight da Archer e continua sendo uma das principais investidoras da empresa.
A Archer está trabalhando em estreita colaboração com parceiros de infraestrutura já existentes, incluindo Atlantic Aviation, Signature Aviation e Skyports/GroupeADP, além de novos parceiros como Modern Aviation e Air Pegasus, para desenvolver e eletrificar ativos de aviação nessa rede proposta.

A Archer já anunciou também redes de táxi aéreo em San Francisco e Los Angeles.
Adam Goldstein, CEO e fundador da Archer, afirmou:
“A região de Nova York abriga três dos principais aeroportos do mundo, atendendo a mais de 150 milhões de ageiros anualmente. Mas o trajeto de Manhattan até qualquer um desses aeroportos pode ser doloroso, levando uma ou até duas horas. Queremos mudar isso oferecendo aos residentes e visitantes a opção de completar as viagens em poucos minutos. Com a infraestrutura de helicópteros existente, apoio regulatório e forte demanda, acredito que Nova York pode ser um dos primeiros mercados de táxis aéreos dos Estados Unidos.”
Andrew Chang, chefe da United Airlines Ventures, disse:
“Na United, nosso foco é impulsionar a inovação, reinventar o futuro das viagens aéreas e aprimorar a experiência do cliente em cada etapa da jornada. Nossa colaboração estratégica com a Archer será fundamental para nossos esforços de construir e otimizar a infraestrutura – como desenvolvimento imobiliário, gestão do espaço aéreo e protocolos de segurança – necessária para levar a mobilidade aérea avançada aos nossos clientes.”
Informações da Archer