
A empresa estadunidense Joby Aviation, que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) para transporte comercial de ageiros, anunciou nessa semana que voou com sucesso duas de suas aeronaves simultaneamente pela primeira vez, marcando outro o importante no programa de testes de voo da empresa.
The future is arriving now…
— Joby Aviation (@jobyaviation) May 12, 2025
…and it’s made in America. Not one, but two Joby air taxis, flying side by side in the skies over California.
As soon as next year, these aircraft will be taking to the skies above Los Angeles and New York City.
Read more in our press release:… pic.twitter.com/NG6t5twYQD
O voo com duas aeronaves, realizado em Marina, Califórnia, em 9 de maio, é uma demonstração adicional da maturidade do programa de testes da Joby e ocorre apenas duas semanas após a empresa anunciar ter alcançado outro marco de teste, completando com sucesso voos com uma transição completa do voo vertical para o de cruzeiro, e de volta, com um piloto a bordo.
JoeBen Bevirt, fundador e CEO, disse:
“Esta conquista não só demonstra a liderança da Joby no setor, como também é mais um indicativo do poder da inovação americana.
Nossos táxis aéreos são projetados, fabricados e montados aqui nos EUA, e somos uma empresa orgulhosamente americana, empregando engenheiros e outros especialistas em 40 diferentes estados dos EUA.
Com seis aeronaves em nossa frota de testes, voar com múltiplas aeronaves ao mesmo tempo desempenhará um papel importante em acelerar nossos testes de certificação e apoiar nossos planos de transportar nossos primeiros ageiros no próximo ano.”
A Joby fez parceria com a Delta Air Lines e o Uber para iniciar seu serviço nos EUA e espera que Los Angeles e Nova York sejam mercados de lançamento. O serviço está previsto para começar logo após a Joby receber a certificação de tipo da istração Federal de Aviação (FAA).
Fora dos EUA, a Joby anunciou recentemente uma parceria com a Virgin Atlantic para levar seu serviço para o Reino Unido e fez parceria com a ANA Holdings, a maior companhia aérea do Japão, para levar seu serviço ao Japão.
A Carta aos Acionistas do primeiro trimestre de 2025 da Joby, publicada na semana ada, celebrou um segundo trimestre consecutivo de progresso recorde rumo à certificação de suas aeronaves com a FAA e reiterou os planos de iniciar operações de ageiros em Dubai no início de 2026.
A Joby completou mais de 40.000 milhas (64.000 km) de voos de teste em várias aeronaves, incluindo voos de demonstração em Nova York, Japão e Coreia. A sexta aeronave a integrar o programa de testes de voo da Joby está atualmente ando por verificações funcionais finais, tendo sido ligada pela primeira vez no mês ado.
Duas aeronaves estão posicionadas na Base Aérea de Edwards da Força Aérea dos EUA, onde estão completando testes em conjunto com clientes de defesa da empresa.
Informações da Joby Aviation