
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que realizou um programa de capacitação e cooperação técnica de 25 controladores de tráfego aéreo do Instituto Dominicano da Aviação Civil (IDAC) na República Dominicana.
Entre os dias 04 e 29 de setembro, foram ministrados os cursos de Capacidade de Setor ATC (ATM044) e de Capacidade do Sistema de Pistas (ATM045), Coordenados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
Os especialistas brasileiros apresentaram a metodologia de cálculos e efetuaram, em conjunto com os alunos, as medições das capacidades de setores do espaço aéreo Dominicano e dos aeroportos Internacionais Las Américas (Santo Domingo) e Punta Cana.
A parte teórica foi ministrada nas dependências da Academia Superior de Ciência Aeronáuticas (ASCA), enquanto a parte prática de coletas in loco se deu no IDAC, onde estão localizados os Centros de Controles de Área e de Aproximação, bem como nas torres dos aeroportos.
“A oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), capacitando os profissionais de outros países e compartilhando com eles a metodologia desenvolvida pelo Brasil e a maneira que empregamos o conceito em nosso espaço aéreo enfatiza a qualidade do serviço que prestamos e nos coloca como uma referência para muitos países”, destacou o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos.
O CGNA é a unidade subordinada ao DECEA que tem por finalidade permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Todos os alunos concluíram, de forma satisfatória, os processos de avaliações teóricas e práticas previstos nos programas de instruções e estão aptos a realizarem novas medições e análises que objetivem melhorias de performance e incremento de capacidade operacional.

