
Em 14 de agosto, um drone completou um voo histórico de 4 km em um teste de BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) entre o Centro de Cuidados Residenciais De Zon, em Bellegem, e o Hospital Geral Groeninge, em Kortrijk, na Bélgica.
Este voo é parte do projeto MEDROS, liderado pela Universidade de Ciências Aplicadas VIVES, que investiga o uso da tecnologia de drones para transporte médico no setor de saúde.
Durante o voo, o drone demonstrou seu potencial para o transporte rápido e eficiente de amostras médicas, mesmo em um espaço aéreo complexo como o da geozona do Aeroporto Kortrijk-Wevelgem.
O projeto também envolve comparações de qualidade entre amostras de sangue transportadas por drone e aquelas transportadas por vias terrestres, realizadas pela KU Leuven.
Este voo bem-sucedido sublinha a segurança, eficiência e o futuro promissor dos drones na logística de saúde, sugerindo que esta tecnologia pode revolucionar a forma como amostras médicas são enviadas entre centros de atendimento e hospitais.
A realização do voos BVLOS é um o importante para a implementação ampla de soluções aéreas no setor de saúde, que pode melhorar consideravelmente a rapidez das respostas em situações críticas.