Dois aviões cargueiros Antonov, um do modelo An-74T-100 e outro do modelo An-12, pousaram de barriga em menos de um dia nas últimas 24 horas.


Segundo informações do E1.RU, o Antonov An-12, modelo movido por 4 hélices igual ao que caiu por falta de combustível na semana ada, pousou hoje pela manhã no aeroporto de Koltsovo sem conseguir baixar o trem de pouso.
O An-12 decolou da base aérea de Shagol e os controladores do aeroporto de destino somente viram que o trem de pouso não desceu logo antes do pouso (50 metros antes da pista).
Os próprios pilotos não relataram problemas a bordo, portanto, a pista de pouso não estava preparada com serviços de emergência. Mas mesmo assim os bombeiros chegaram rapidamente e eliminaram um pequeno incêndio na aeronave.
A aeronave pertencente à Força Aérea da Rússia já estava sendo removida através de guindastes ao longo desta manhã.


Já o Antonov An-74T-100 teve seu pouso de barriga ontem (09) no aeroporto Mogadíscio, na Somália, segundo informações do The Aviation Herald.
A aeronave de companhia aérea Mars Avia, de registro EK-74008, realizava um voo de origem desconhecida para Mogadíscio, e já estava se aproximando do pouso quando a tripulação não conseguiu abaixar o trem de pouso.
Depois de trabalhar com os procedimentos das listas de verificação para solução do problema, não obtiveram sucesso em abaixar o trem de pouso, e então a tripulação declarou emergência
Neste caso, a aeroporto preparou-se para o pouso com serviços de emergência em espera. Não houve feridos e os danos à aeronave estão sendo avaliados.


Relembre o caso do Antonov An-12 que caiu na semana ado a poucos segundos do pouso, por falta de combustível: