
A companhia aérea russa Volga-Dnepr Airlines informa que iniciou um processo de arbitragem relacionado à expropriação de seus negócios no Canadá e outras ações ilegais por parte das autoridades canadenses, incluindo a apreensão de uma aeronave Antonov An-124-100 localizada no Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, em Toronto, em 27 de fevereiro de 2022.
Naquele momento, o Canadá proibiu as companhias aéreas russas de utilizar o seu espaço aéreo. Devido a esta proibição, uma aeronave An-124-100, que transportava 475 metros cúbicos/60.900 kg de kits de teste COVID-19 da China num voo humanitário para o Governo do Canadá, foi bloqueada no aeroporto em Toronto. A aeronave foi posteriormente apreendida pelas autoridades, ilegalmente, segundo acusa a Volga-Dnepr.
A companhia afirma que o Canadá não apenas expropriou os negócios e propriedades da companhia aérea, mas também violou outras disposições do acordo entre a URSS e o Canadá sobre o incentivo e proteção mútua de investimentos de 20 de novembro de 1989.
Em agosto de 2023, a Volga-Dnepr Airlines enviou uma notificação oficial às autoridades canadenses com uma proposta para resolver a disputa relativa à aeronave apreendida, mas esta proposta foi rejeitada. A este respeito, o Volga-Dnepr pretende defender os seus direitos no âmbito da arbitragem de investimentos.
A Volga-Dnepr Airlines estima preliminarmente os danos causados pelas ações ilegais das autoridades canadenses em pelo menos 100 milhões de dólares americanos.
Informações da Volga-Dnepr
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.