
A empresa norte-americana Archer Aviation, desenvolvedora e fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), anunciou nesta semana que seu programa de testes de voo atingiu outro marco importante quando a aeronave “Midnight” (Meia-Noite) da empresa decolou.
Este marco se baseia nos quatro anos de testes de voo da Archer, incluindo dois anos de testes de voo em grande escala com o “Maker”, protótipo do projeto.
À medida que o programa de testes de voo da Archer continua avançando, a empresa espera que o envelope de voo do Midnight progrida rapidamente do atual estágio de voo pairado para o de voo de transição completo sustentado pelas asas nos próximos meses.
Isso abrirá caminho para que a Archer comece a realizar testes que também sirvam para o processo de certificação junto à istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) no próximo ano, enquanto trabalha para colocar o modelo em serviço em 2025.
Simultaneamente ao programa de testes de voo do Midnight, a Archer pretende continuar o programa de testes de voo do Maker, bem como voar em rotas comerciais simuladas para continuar avançando na prontidão operacional da empresa.

“Esta próxima fase do programa de testes de voo do Archer só é possível devido aos quatro anos de testes de voo que realizamos. O Midnight está aproveitando o sucesso de sua aeronave antecessora e representa mais um o significativo no caminho da Archer para a comercialização”, disse o fundador e CEO da Archer, Adam Goldstein.
“O próximo ano e meio será focado em continuar avançando rapidamente em nosso programa de testes de voo e nas operações de táxi voador elétrico da Archer, enquanto nos preparamos para lançar o Midnight ao mercado em 2025”, completou o CEO.
O COO da Archer, Tom Muniz, disse: “Tendo levado sete aeronaves eVTOL de tamanho real desde o projeto até o teste de voo durante minha carreira na indústria eVTOL, o marco de hoje com o Midnight marca o voo mais significativo até o momento, trazendo a Archer e a indústria eVTOL mais um o mais perto de trazer uma aeronave escalável e comercialmente viável para o mercado”.
Segundo a Archer, seu objetivo é transformar as viagens urbanas, substituindo viagens de carro de 60 a 90 minutos por voos de táxi voador elétrico estimados em 10 a 20 minutos, que sejam seguros, sustentáveis, de baixo ruído e com custo competitivo com o transporte terrestre.
O Midnight é uma aeronave pilotada, para quatro ageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de carga entre os voos.