
EXCLUSIVO
Os Correios não terão mais voos da Rede Postal Noturna (RPN) no Espírito Santo, após o cancelamento de uma rota por problemas financeiros.
Na manhã de hoje, a Total Linhas Aéreas — responsável pela rota que conectava o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo — iniciou o processo de demissão dos funcionários contratados na capital capixaba.
A informação foi posteriormente confirmada pela companhia aérea ao AEROIN, que afirmou que a decisão partiu dos Correios. A estatal tem reduzido os contratos da RPN como parte de uma tentativa de conter gastos, em meio à crise financeira que enfrenta — considerada a pior de sua história.
Dados da plataforma parceira AirNavRadar apontam que, no mês de abril, foram realizadas apenas seis operações na rota Vitória–Guarulhos, no voo de código TTL 5682, operado por jatos cargueiros Boeing 737-400F. Segundo registros da ANAC, estavam programadas 15 operações nessa rota entre 1º e 21 de abril, resultando em menos da metade dos voos previstos sendo realizados.
A crise nos Correios tem sido associada, em parte, à conhecida “taxa das blusinhas”, que instituiu a cobrança de impostos de importação sobre plataformas estrangeiras, afetando principalmente a AliExpress, Shopee e Shein. Como a estatal brasileira tinha um convênio com o correio da China, todas as importações vindas daquele país eram transportadas pelos Correios. Com o aumento no custo da operação, a maioria dos usuários preferiu deixar de adquirir esses produtos, conforme apontam relatórios públicos da própria estatal.
A RPN é utilizada, em sua maioria, para o envio de encomendas expressas e urgentes, especialmente o serviço SEDEX 10. Ainda não está claro qual será o impacto da suspensão dos voos da Total para o cidadão capixaba nesse tipo de serviço.