
A Azul Linhas Aérea foi a responsável por reinaugurar hoje, 21 de outubro, as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, após 171 dias desde a paralisação devido às enchentes.
E entre as várias ações especiais para celebrar o momento de retomada, o voo foi operado por uma dupla de gaúchos: o comandante Carlos Coster, de 40 anos, e o copiloto Henrique Schneider, 25.

Carlos é piloto há 15 anos, sendo 14 deles na Azul, e já ou por aeronaves Embraer e ATR. Ele nasceu em Porto Alegre, numa família de imigrantes italianos e judeus poloneses.
Ele conta que o seu amor pela Aviação surgiu ainda criança, quando visitava o pai que trabalhava em Manaus. “Sempre fui apaixonado por voar, desde criança gostava de viajar, especialmente em voos com muitas escalas. Na época, ainda era possível visitar a cabine e eu sempre ia”, lembra o comandante.
“Hoje, é um grande orgulho operar o voo de retomada, depois de meses. No Rio Grande do Sul, nós temos uma percepção de que tudo é batalhado e reconstruído, somos um povo forte e que cultiva a ideia de olhar sempre para frente. É algo que aprendi com a minha própria família, que veio para cá em situações adversas: levantar a cabeça, dar sempre o seu melhor e ter orgulho das suas origens”, explicou Carlos.
Já o copiloto, Henrique, nasceu na cidade de Ivoti (RS), uma cidade que, por ser alta, não sofreu com as enchentes. Ainda assim, ele atuou como voluntário durante as enchentes. Formado em Ciências Aeronáuticas, Henrique apoiou o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil na Serra Gaúcha, ao identificar as coordenadas que facilitaram o resgate aéreo de vítimas das enchentes.
“Eu pedi para fazer esse voo, muito especial e emocionante, bem no dia do meu aniversário. amos por um momento muito desafiador e agora é a hora da retomada. A expectativa foi grande, porque ficamos sem aeroporto por seis meses e isso impactou muito a economia e os negócios. Foi difícil inclusive para os próprios Tripulantes, como são chamados todos que atuam na Azul. Estamos prontos para comemorar a volta das operações”, completou.
Informações da Azul Linhas Aéreas