
A despedida do assento da esquerda sempre é um momento marcante na vida de um comandante de linha aérea. Diversas e emocionantes são as homenagens e celebrações feitas mundo afora a pilotos que dedicaram suas vidas a servir a milhões de ageiros na cabine de comando de grandes aviões.
Recentemente, o piloto inglês Charles Allix partiu para a aposentadoria, após 46 anos de profissão, de uma forma tão especial quanto memorável: tendo sua própria filha no assento da direita. Isso porque a jovem India Allix, de 31 anos foi sua copiloto no voo cargueiro que encerrou a carreira de mais de 25 mil horas de voo do comandante.
Allix começou a carreira aos 18 anos na Danair, lugar onde voou aeronaves Comet 4 e Bac 1-11. Nos temos mais recentes, voou por anos em companhias turísticas como a myTravel e Thomas Cook, de onde saiu após o colapso da aérea. Chegou a assumir uma posição na grega Aegean Airlines, mas a pandemia cortou-lhe as asas. Por fim, ingressou na empresa cargueira FlightService, onde voou A330 em seus últimos meses de profissão.
After 46 years of being an airline pilot,it’s time to kiss it goodbye .
— Charles Allix (@AllixJetport) April 11, 2022
I did my last Commercial flight and by luck I flew with my daughter as my First Officer. What a privilege & an honour for me !!
Airbus A330.
Anchorage to Ho Chi Minh and return to Anchorage. pic.twitter.com/L0X6wqczCi
Os voos ao lado da filha remontam de sua época de Thomas Cook, quando tiveram a oportunidade de dividir o deck de voo do A330 em diversas ocasiões. Ambos saíram ao mesmo tempo da empresa turística, após sua falência, e também ingressaram juntos na FlightService. Além da filha, o filho mais velho, Ben, também é piloto, atuando como comandante de Boeing 777.
“Após 46 como piloto de linha aérea, é hora de dizer adeus. Eu fiz meu último voo comercial e, por sorte, voei com minha filha como Primeiro Oficial. Que privilégio e honra para mim! Airbus A330. Anchorage para Ho Chi Minh e a volta para Anchorage”, disse o comandante em uma publicação no Twitter.