
Durante um voo da Arkia Airlines de Eilat para Tel Aviv, os pilotos decidiram prosseguir com o pouso no Aeroporto Ben Gurion, mesmo com foguetes sendo interceptados pelo sistema de defesa antimísseis “Domo de Ferro” de Israel. O comandante Eyal Birk, que estava no comando, tomou essa decisão com base na avaliação de que era seguro continuar o pouso.
Os pilotos notaram lançamentos de foguetes de longe, mas inicialmente pensaram que estavam ocorrendo na região sul de Israel. No entanto, quando perceberam que os foguetes estavam na direção de Tel Aviv, a aeronave já estava a apenas 15 segundos de pousar. Após avaliar a situação, os pilotos decidiram prosseguir com o pouso, uma vez que perceberam que os foguetes não estavam diretamente acima da aeronave.
Embora o Aeroporto Ben Gurion esteja relativamente bem protegido pelo sistema de defesa antimísseis, as autoridades aeroportuárias temporariamente fecharam a pista após o pouso para realizar verificações em busca de detritos de foguetes.
Segundo o noticiário YNet News, o comandante Birk afirmou que as interceptações de foguetes pareciam mais dramáticas do que realmente eram.
É importante ressaltar que a segurança dos ageiros e da tripulação é a prioridade máxima durante situações de conflito. As autoridades aeroportuárias e as companhias aéreas trabalham em estreita colaboração para garantir que medidas adequadas sejam tomadas para manter a segurança em todos os momentos. O vídeo pode ser visto abaixo.
הצנזורה התירה לפרסום: אמש במהלך הירי מעזה לעבר יישובי המרכז – מטוס תועד נוחת בנתב"ג על רקע היירוטים של כיפת ברזלhttps://t.co/73J5yzkUMv pic.twitter.com/9HYsmw23yv
— החדשות – N12 (@N12News) December 9, 2023