
O Aeroporto Internacional Jorge Newbery, o Aeroparque, em Buenos Aires se transformou em um abrigo não oficial para aqueles que não têm para onde ir. Com a inflação e a pobreza aumentando na Argentina, centenas de pessoas estão recorrendo às instalações aeroportuárias para ter um lugar para ar a noite, reporta uma matéria da Associated Press (AP) repercutida na mídia internacional.
No início do fim de semana da Páscoa, a reportagem verificou cerca de 100 pessoas que dormiram dentro das instalações do Aeroparque. Muitas delas am a noite no aeroporto e depois vão ar o dia em refeitórios, enquanto outros ficam no local implorando por troco no terminal ou nos semáforos das redondezas.
A matéria destaca que este cenário é um resultado direto da alta inflação e do aumento da pobreza na Argentina. Em fevereiro deste ano, a taxa de inflação de doze meses chegou a 102,5%, a primeira vez que atingiu três dígitos desde 1991. Além disso, a taxa de pobreza subiu para 39,2% da população no segundo semestre de 2022.
A matéria da AP também retrata toda a situação em impactantes fotos. A triste realidade é que, com a inflação crescente e a pobreza aumentando, mais e mais argentinos se veem obrigados a buscar abrigo no Aeroparque. É um cenário que ilustra de forma clara os desafios enfrentados por aqueles que vivem na Argentina.