
Servidores que atuam na segurança do Aeroporto Municipal Romeu Zema foram capacitados pela Prefeitura de Araxá (MG), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A formação segue exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e foi ministrada por empresa homologada, contratada via processo licitatório.
De acordo com a prefeitura de Araxá, o curso de Inspeção em AVSEC teve início em 12 de maio e terminou nesta sexta-feira (16). Com carga horária de 36 horas, o treinamento foi direcionado a oito servidores responsáveis pelo canal de inspeção, que utilizam equipamentos como o raio-x para a fiscalização de bagagens e ageiros. A qualificação contemplou profissionais que já trabalham no aeroporto e novos servidores.
Ao final da formação, os participantes foram avaliados por banca da ANAC e, se aprovados, recebem certificação para atuar nas funções de Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC).
Segundo o do aeroporto, Fabiano Cota, a qualificação é indispensável para garantir o funcionamento regular do terminal. “Os cursos seguem os Regulamentos da Aviação Civil e são essenciais para manter o aeroporto em conformidade com as normas de segurança vigentes no país. Por isso, manter os profissionais treinados é fundamental para que o aeroporto atenda aos requisitos de segurança e continue recebendo voos comerciais, mantendo Araxá na rota da aviação regional”, afirma.
A iniciativa também está alinhada à aprovação do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) de Araxá, publicada no Diário Oficial da União em 25 de abril, por meio da Portaria nº 16.849/SIA. O reconhecimento da ANAC comprova que o aeroporto atende a todos os padrões nacionais de segurança da aviação civil.
Leia mais: