
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou nesta semana um vídeo em que mostra uma de suas vans de serviço correndo pela pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, de Fernando de Noronha, com um pequeno “carrinho” preso em sua traseira:
As atividades foram realizadas com base na RBAC nº 153, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o objetivo de verificar e o monitorar o nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento. pic.twitter.com/E4ZpywUcLg
— Infraero Aeroportos (@infraero) March 7, 2023
Como explicado pela empresa estatal, as cenas do vídeo acima são parte de um serviço de verificação da qualidade do pavimento.
Segundo a Infraero, sua equipe técnica realizou os serviços de Medição de Atrito e Macrotextura na pista, como parte do contrato assinado com a Dix Empreendimentos, a do aeroporto de Noronha.
Tratam-se de atividades realizadas com base na Regulamento Brasileira de Aviação Civil (RBAC) nº 153, da ANAC, com o objetivo de verificar e monitorar o nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento.
É importante destacar que, embora o aeroporto e por adequação de sua infraestrutura, após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) limitar as operações de certos tipos de aeronaves devido à condição degradada da pista, esta medição é um serviço periódico executado em pistas de pouso, podendo ou não estar relacionado às obras.