Início Mercado

Colômbia e Argentina assinam Memorando de Entendimento para liberalização da aviação comercial 442d1u

Os governos da Colômbia e da Argentina am um Memorando de Entendimento com o objetivo de melhorar a conectividade aérea bilateral dentro de uma agenda voltada para a integração regional. O acordo prevê a possibilidade de estabelecer novas rotas, promover tarifas mais íveis e melhorar a qualidade do serviço para os usuários. 4i2e67

Além disso, incorpora disposições que facilitam o transporte de cargas e correspondências, impactando os fluxos turísticos, comerciais e culturais entre os dois países.

Um dos pontos centrais do acordo é a liberalização do mercado aéreo até a sexta liberdade do ar, o que permitirá que as companhias aéreas operem rotas conjuntas sem restrições de operadores ou limitações de frequência.

“Este acordo é fundamental para expandir a conectividade aérea da Colômbia com o mundo, especialmente com a América Latina. Continuaremos a crescer em número de ageiros e oportunidades para todos,” afirmou a Ministra de Transporte da Colômbia, María Fernanda Rojas.

A ministra acrescentou: “Estamos transitando de um modelo mais controlado para outro que permite mais possibilidades, o que se traduz em uma grande oportunidade para as companhias aéreas colombianas e, acima de tudo, trará muitos mais benefícios aos ageiros em termos de ofertas.”

Ela concluiu enfatizando que “o acordo nos consolida como um eixo na América Latina, promovendo competitividade e o surgimento de possibilidades de conexões entre cidades da Argentina e da Colômbia que atualmente não existem.”

Com a nova parceria, as companhias aéreas não precisarão mais recorrer a rotas específicas para cobrir o mercado entre Argentina e Colômbia. Exemplos anteriores incluem a GOL e a LATAM, que operavam voos de São Paulo a Buenos Aires com escalas na Colômbia, ou a Avianca, que ainda realiza voos que se iniciam em Quito e Guayaquil.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.