
Pesquisadores da Universidade Politécnica Nacional de Pesquisa de Perm (PNRPU) e do Instituto de Mecânica Contínua do Ramo Ural da Academia Russa de Ciências descobriram um método inovador que pode aumentar a vida útil do metal em até seis vezes, especificamente para peças de motores de turbinas a gás e componentes de oleodutos e gasodutos. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da PNRPU.
Durante sua operação, esses produtos enfrentam altas cargas que levam à formação de microfissuras na superfície do material, resultando na deterioração das peças. Para conter essa degradação, os pesquisadores propam uma abordagem de metalurgia por meio do uso de laser.
“O endurecimento por impacto a laser permite restringir o desenvolvimento de microfissuras, prolongando significativamente a vida útil da peça. Cientistas do PNRPU e do Instituto de Mecânica do Contínuo determinou o regime de processamento sob o qual a vida útil do produto aumenta em seis vezes,” informa o comunicado.
O processo envolve a radiação laser pulsada de alta energia, que, ao impactar o material, altera sua microestrutura e forma uma camada endurecida de até 1 mm de espessura. Essa tecnologia foi desenvolvida em um complexo de pesquisa no Instituto de Mecânica Contínua do Ramo Ural, que permite o processamento em série de peças industriais.
Os pesquisadores conseguiram estabelecer um modo de tratamento que possibilita aumentar a carga operacional externa nas peças de 10 kN para 16,5 kN, sem reduzir a vida útil em situações de fadiga. “Os resultados do estudo podem ser valiosos para a criação de produtos industriais duráveis e confiáveis”, explicou a universidade.
Este projeto de pesquisa foi apoiado pela Fundação Russa de Ciência, destacando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e de pesquisa e a aplicabilidade prática de suas descobertas na indústria.