
As seções do primeiro Airbus A350F começaram a chegar ao Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder, na Alemanha, sinalizando um progresso importante no desenvolvimento da nova aeronave de carga da fabricante europeia.
Recentemente, as carenagens laterais do A350F, referentes às seções 16 e 18, foram entregues em Hamburgo pela Aerotec, localizada em Augsburg. Além disso, a primeira seção 19 do A350F, completada em novembro em Getafe, foi avistada em Hamburgo.
Apesar disso, em 20 de fevereiro, durante a apresentação dos resultados financeiros do ano fiscal de 2024, a Airbus anunciou que a data de entrada em serviço do A350F foi adiada para a segunda metade de 2027.
Inicialmente, a aeronave estava programada para entrar em operação em 2026, mas este cronograma foi postergado. A Airbus havia apontado que problemas na cadeia de suprimentos, especificamente relacionados à Spirit AeroSystems, fabricante de peças de aeronaves, são a causa dos atrasos na produção da família A350 e de outros modelos.
Grandes companhias aéreas, como Air -KLM Group, Singapore Airlines, Etihad Airways e Starlux Airlines, estão entre os primeiros clientes do novo modelo A350F.
A introdução deste cargueiro promete fortalecer a oferta da Airbus no mercado de aviação de carga, contribuindo para sua competitividade em um setor que cada vez mais demanda soluções logísticas eficientes e hoje é dominado pela Boeing.
Work under progress: Sections of First Airbus A350F Freighter have started arriving at Hamburg Finkenwerder Airport, (XFW), .
— FL360aero (@fl360aero) March 7, 2025
Earlier A350F side shells (of Section 16/18) were delivered at XFW by Aerotec Augsburg.
Also, the first A350F Section 19, completed in… pic.twitter.com/9XYPfUUjME