
Chegou ao Brasil, no início da manhã de hoje, o 8º voo deste ano de deportação de brasileiros realizado pelos Estados Unidos, que pousou por volta das 06h00 da manhã desta sexta-feira, 25 de abril.
A operação, novamente feita pela companhia norte-americana Global Crossing Airlines (Global X), chegou ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), no voo GXA-6160.
O Airbus A321 partiu de Alexandria, nos Estados Unidos, e fez uma parada de reabastecimento em San Juan, Porto Rico.
Curiosamente, os Airbus A321 da Global X agora estão bloqueados nas plataformas de rastreamento online de voos, não sendo possível saber sua matrícula e seu número de voo quando estão em operação. A companhia tem 4 jatos desse modelo para transporte de ageiros, de matrícula N570TA, N966AD, N277GX e N530FL, além dos Airbus A320 e A319.
Segundo dados do sistema de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), amanhã, 26 de abril, o avião da Global Crossing deverá decolar de Fortaleza às 09h00, no voo GXA-6161, que levará de volta apenas o pessoal norte-americano que acompanha os deportados.
Nos últimos voos de deportação que pousaram no aeroporto da capital cearense, os deportados foram depois levados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por um avião KC-30 (Airbus A330-200) ou um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB).
Nesta sexta-feira, às 08h59 da manhã, o KC-390 de matrícula FAB2857 pousou em Fortaleza, portanto, provavelmente será o equipamento utilizado para mais um translado dos deportados até Confins.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar, que foram condenados por crimes e/ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.
Segundo levantamento feito por Ricardo Morgan, que fotografa e filma aeronaves no Aeroporto de Confins, dados do Escritório de Estatísticas de Segurança Interna dos EUA mostram que mais de 11.800 brasileiros já tinham sido deportados desde o estabelecimento das atuais diretrizes de deportação, de 2019, até o início deste ano, e esse total é de mais de 50 mil considerando-se as deportações feitas desde 2001.