
A Romênia exporta regularmente animais vivos para o mundo, juntamente com máquinas, têxteis e produtos sensíveis ao tempo, como medicamentos e alimentos, frequentemente utilizando o transporte aéreo. Essa gama inclui animais de estimação, cavalos, animais exóticos, peixes ornamentais, insetos e animais de criação, como ovelhas e gado.
Diante disso, o Aeroporto de Bucareste está prestes a lidar com um grande pedido, conforme relatado pelo Boarding . Em setembro, está programado o transporte de aproximadamente 20.000 ovelhas a partir do aeroporto da capital romena para a Arábia Saudita. Estão planejados dez voos, cada um carregando 2.100 ovelhas a bordo, mas ainda não está confirmado qual companhia aérea irá realizar os voos.
Voos semelhantes já ocorreram. No início de 2019, a Qatar Airways Cargo transportou ovelhas para o Irã usando um Airbus A330F. A Royal Jordanian regularmente transporta animais de Bucareste para a Jordânia, e a Egypt Air Cargo leva ovelhas para o Cairo.
A título de curiosidade, outros países também exportam ovelhas. Em 2020, por exemplo, um Boeing 747 da Iran Air com centenas de ovelhas a bordo teve que fazer um pouso de emergência em Teerã, no Irã, devido a uma falha de motor durante o trajeto de Adana, na Turquia, para Doha, no Catar, conforme noticiou o AEROIN na época.
Leia mais: