
O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Marinha do Brasil (MB), informou nesta semana que o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) celebrou seus 59 anos de criação com uma Cerimônia Militar, no dia 28 de maio.
Presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, a ocasião teve a entrega dos diplomas de “Guerreiro Honorário”, que se destinam a agraciar os militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao EsqdHS-1.
A Cerimônia contou com a presença dos Ex-Comandantes da Força Aeronaval, Vice-Almirantes Adilson Vieira de Sá e Nelson Garrone Palma Velloso, além de Ex-Comandantes do EsqdHS-1 e dos Titulares das Organizações Militares do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino é uma unidade que opera aeronaves SH-16 Seahawk, sediadas na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, e subordinadas ao Comando da Força Aeronaval.
Seus helicópteros operam dos navios da Marinha de porte maior e podem detectar e atacar tanto submarinos quanto alvos de superfície, usando seu radar, sonar, mísseis antinavio e torpedos. O esquadrão também tem funções secundárias de emprego geral, como o transporte de carga e tropas.
Informações da Marinha do Brasil