
A CCR Aeroportos, uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil, anuncia o empreendimento Cidade de Hangares, uma iniciativa nos principais aeródromos istrados pela companhia, tendo como objetivo principal oferecer infraestrutura diferenciada e exclusiva para atender à demanda da aviação geral e executiva.
Segundo a companhia, a iniciativa está linhada com o principal objetivo da CCR, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e potencializar as vocações das regiões onde atua.
A CCR Aeroportos apresenta oportunidades de áreas para construção de hangares em 6 aeroportos:
– SBBH/PLU – Pampulha, em Minas Gerais;
– SBCT/CWB – Afonso Pena, no Paraná;
– SBFI/IGU – Foz do Iguaçu, no Paraná;
– SBJV/JOI – ville, em Santa Catarina;
– SBNF/NVT Navegantes, em Santa Catarina; e
– SBGO/GYN – Goiânia, em Goiás.
Com a previsão da entrega dos lotes prontos para a construção dos hangares em até 24 meses, a CCR Aeroportos afirma que a Cidade de Hangares oferece, em cada localidade, um sistema composto por toda infraestrutura básica para viabilizar conforto, segurança e agilidade aos clientes e toda a cadeia de negócios da aviação executiva.
Ao todo, serão comercializados mais de 370.000 m² de metros quadrados para exploração para diversos tipos de negócio: hangar privado; hangar de empresa de manutenção aeronáutica; MRO de empresas aéreas; táxis aéreos e compartilhamento de aeronaves; escolas de formação aeronáutica; terminais de ageiros da aviação geral, entre outros. Os projetos dos cessionários serão necessariamente aprovados pela Engenharia CCR Aeroportos.
A infraestrutura que será entregue em todos os projetos é a seguinte:
– Terraplanagem e sistema de drenagem;
– Taxiway iluminada de o aos hangares (código B ou C, a depender do aeroporto);
– VFR e IFR noturno, balizamento noturno e auxílio rádio;
– Pontos de serviços de utilidade (água, esgoto, energia, fibra ótica) até a entrada do lote;
– Via de o para veículos – lado terra;
– Guarita de o compartilhada.

Descrição por aeroporto
Aeroporto de ville (SBJV/JOI)
O Aeroporto de ville atende a maior cidade do Estado de Santa Catarina, responsável por 11% do PIB do estado, sendo um dos maiores polos industriais da região Sul.
Sua Cidade de Hangares, vai oferecer:
• Lotes a partir de 2.500 m²;
• Pista com 1.515 metros de comprimento.
Aeroporto Internacional de Navegantes (SBNF/NVT)
Principal porta de entrada para o Norte e litoral do Estado de Santa Catarina, incluindo Blumenau e todo o Vale Europeu, Brusque, Balneário Camboriú, Porto de Itajaí e Penha.
Além dos negócios, o Aeroporto Internacional de Navegantes – NVT é a melhor opção para ar o litoral catarinense e fica a 20 minutos do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.
Sua posição estratégica será fortemente potencializada pela estrutura que será oferecida pela Cidade de Hangares, com:
• Lotes a partir de 3.000 m²;
• Pista com 1.750 metros de comprimento;
• Aeroporto Internacional.
Pampulha – Belo Horizonte (SBBH/PLU)
O projeto Cidade de Hangares reforça a vocação de aviação executiva do Aeroporto da Pampulha com infraestrutura e serviços que promovem comodidade, segurança e conforto.
• Lotes a partir de 4.000 m²;
• Pista com 2.364 metros de comprimento;
• Operação 24/7.
Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (SBCT/CWB)
Na Região Metropolitana de Curitiba, considerada uma das melhores cidades brasileiras para negócios, sendo eleita a cidade mais empreendedora do Brasil, a Cidade dos Hangares ficará no Aeroporto Afonso Pena, com um projeto que inclui voos internacionais. Sua estrutura prevê:
• Lotes a partir de 3.000 m²;
• Pista com 2.218 metros de comprimento;
• Operação 24/7;
• Aeroporto Internacional.
Aeroporto Internacional Santa Genoveva – Goiânia (SBGO/ GYN)
O Aeroporto Internacional de Goiânia está localizado como ponto central de sinergia entre os maiores polos econômicos do país. Serve cerca de 8 milhões de pessoas e mais de 110 cidades no centro do Brasil.
A economia crescente impulsionada pela indústria e o agronegócio representa 7% da economia brasileira. Goiânia atualmente figura entre os principais polos de geração de novos negócios e ideal para investimentos seguros.
Em seu projeto Cidade dos Hangares estão previstos:
• Lotes a partir de 2.100 m²;
• Pista com 2.100 metros de comprimento;
• Operação 24/7;
• Aeroporto Internacional.
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – (SBFI/IGU)
O Aeroporto de Foz do Iguaçu atende uma das regiões mais importantes para o turismo do país. O destino é o segundo mais procurado para o Turismo de Natureza no Brasil, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo em 2021.
O destaque é que este segmento foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos.
Dentre as principais atrações na região estão as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu e o Parque das Aves. Em seu projeto Cidade dos Hangares estão previstos:
• Lotes a partir de 1.500 m²;
• Pista com 2.195 metros de comprimento;
• Aeroporto Internacional.
Informações da CCR Aeroportos (essas informações estavam inicialmente disponível no site da empresa, mas foram posteriormente removidas)