
Um Boeing 737-800 da Southwest Airlines teve uma separação de várias partes da cobertura do motor logo após a decolagem em Denver.
O voo SWA3695 de Denver para Houston precisou declarar emergência e voltar para o aeroporto de origem após ageiros e comissários ouvirem um forte estrondo ainda durante a subida inicial.

Os pilotos foram avisados e, apesar de nenhuma indicação fora do normal surgir na cabine de comando, decidiram retornar e fazer um pouso sem flaps, já que pensavam que era um problema com esta superfície da asa que gera sustentação extra.
Vários ageiros gravaram imagens de como o motor da asa direita estava sem sua carenagem, que soltou várias partes ainda em voo:
Southwest Airlines Boeing 737 -800, operating flight #SWA3695, departed and returned to Denver this morning and declared an emergency. The pilots reported to ATC that a piece of engine cowling detached and was dangling off via @thenewarea51 ✈️
— RadarBox (@RadarBoxCom) April 7, 2024
View data at 👇… pic.twitter.com/7dEOEaUwHD
No vídeo acima é possível notar que outra parte da carenagem saiu quando os pilotos acionaram o reverso do motor. Apesar do susto, nenhuma pessoa ficou ferida, mas este caso é muito parecido com outro da mesma companhia aérea e com um avião praticamente igual: o 737-700.
O caso de 2018 foi um pouco mais grave, com partes da carenagem atingindo a fuselagem, que foi rompida e uma ageira foi sugada para fora, tendo falecido em seguida:
No ano seguinte, em 2019, foi emitida uma diretriz para corrigir o potencial problema em toda a série de Boeings 737NG, que incluem o 737-800 de hoje. Outro avião do mesmo modelo e também da Southwest teve problemas ontem com incêndio no motor.