
Cenas gravadas nesta semana, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais, Paraná, mostram que cães continuam conseguindo entrar na área controlada do aeródromo e se deslocar até próximo da pista de pousos e decolagens.
Enquanto um Boeing 737 pousava, a câmera que transmite ao vivo o movimento do Aeroporto de Curitiba captou dois animais correndo pelo gramado que fica ao lado da pista, próximo à cabeceira 15. Acompanhe a seguir a gravação, publicada pelo canal “Plane Spotter HD Curitiba”:
Como visto nas cenas do vídeo acima, aparentemente nenhum piloto ou trabalhador notou a presença dos animais ao longo do tempo de filmagem, já que não houve nenhuma ação de equipes do aeroporto para afastar os animais da pista.
A presença de fauna na área operacional de aeroportos é um risco à segurança de voo, pois a entrada de algum animal na pista pode resultar em um incidente ou acidente, a depender da situação.
Uma cena semelhante foi registrada pela mesma câmera alguns meses atrás no Afonso Pena, como também mostrado pelo AEROIN, portanto, parece que pode haver algum ponto ao longo da cerca perimetral do aeroporto em que está sendo possível a entrada dos animais.