
Animais frequentemente invadem pistas de pequenos aeroportos em áreas rurais, representando um risco para aeronaves em procedimentos de pouso e decolagem, e colisões com animais não são incomuns. Mas até mesmo em grandes aeroportos esse tipo de incidente pode acontecer, como foi o caso no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, em meados de abril. 5z2y37
Na ocasião, um Airbus A220-300 chegando de Portland estava a cerca de 50 metros de altura quando o controle de tráfego aéreo deu a instrução: “Jetblue 407, arremeta.” Os pilotos confirmaram e iniciaram a subida. A torre explicou: “Jetblue 407, havia um cachorro na pista, então arremeta, suba e mantenha 2.000 pés.” A ocorrência foi relatada pelo site Aerotelegraph e uma gravação das comunicações foi publicada no YouTube pelo canal “You can see ATC”:
Como visto no vídeo acima, outro avião da Jetblue também se preparava para pousar, mas recebeu a mesma orientação para arremeter. Pouco depois, a torre foi informada por uma equipe em solo: “O cachorro voltou a correr. Está na taxiway B e indo em direção à D.” Questionado, o pessoal confirmou: “Ele já saiu da pista.”
Mas o caos ainda não tinha terminado. Enquanto aviões da Hawaiian Airlines e da Endeavor Air também se aproximavam, a torre voltou a perguntar se a pista 31R estava livre. A resposta: “Ele voltou para a pista.“
O controlador então ordenou a arremetida da aeronave da Hawaiian e alertou o voo da Endeavor sobre a presença do cachorro. Em seguida, comunicou novamente ao pessoal em solo: “Tem um cachorro na pista causando confusão.“
Pouco depois, a torre foi informada de que a pista havia sido finalmente liberada para pousos e as aeronaves em aproximação conseguiram aterrissar em segurança. Não há informações se o animal foi capturado ou se apenas saiu do local.
Leia mais: