
Um caça F/A-18 Hornet da Força Aérea da Finlândia caiu na manhã desta quarta-feira (7) nas proximidades da base aérea de Rovaniemi, no norte do país.
O acidente ocorreu por volta das 10h50 (horário local), durante um voo de treinamento para apresentação aérea. O piloto conseguiu se ejetar em segurança e sofreu apenas ferimentos leves.
A aeronave McDonnell Douglas F/A-18C Hornet, de matrícula HN-409, participava de um exercício de acrobacias aéreas típico de demonstrações militares, quando perdeu altitude e colidiu com o solo dentro da área do aeroporto. O avião caiu na borda da pista e deslizou até atingir uma área em obras pertencente à base aérea, onde será instalado um hangar para caças F-35. Não havia pessoas ou construções no local do impacto.
Equipes de resgate da base aérea e da operadora aeroportuária Finavia chegaram rapidamente ao local, onde encontraram os destroços em chamas. O incêndio foi contido com eficiência, e a área do acidente foi isolada por militares e policiais. O piloto, que aterrissou de paraquedas na zona do aeroporto, foi atendido por equipes médicas da Força Aérea e encaminhado ao Hospital Central de Lapônia, de onde já recebeu alta.

Segundo a Finavia, o acidente não afetou as operações da base aérea nem os voos civis no aeroporto de Rovaniemi. Também não houve danos significativos na área em obras, e os trabalhos de construção seguirão normalmente. A causa do acidente será investigada pelas autoridades competentes da defesa finlandesa. Este é o segundo caça F-18 perdido por um país da OTAN em menos de 24 horas: