
Ao menos sete pessoas ficaram feridas após um caça KF-16 da Coreia do Sul lançar bombas acidentalmente em uma área residencial.
O jato de combate da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) realizava um exercício conjunto com a Força Aérea Americana (USAF) na área de treinamento de Seungjin, mas, por algum motivo, oito bombas do tipo Mk-82 de 500 libras (230 kg) se desprenderam da aeronave enquanto o caça sobrevoava uma área residencial.
Ao menos sete construções, incluindo uma igreja e várias casas, foram atingidas. Das sete pessoas feridas, quatro estão em estado mais grave e três tiveram ferimentos leves. O local da queda fica na província de Gyeonggi, a 20 quilômetros da Zona Desmilitarizada da Coreia, onde se inicia a tensa fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
O caça KF-16 é a versão do avião americano F-16 Falcon, da Lockheed Martin, fabricada sob licença na Coreia do Sul pela Korea Aerospace Industries (KAI). Foram produzidas localmente cerca de 140 aeronaves da série Block 52, similares ao F-16C Block 50+ operados atualmente pelo Chile.
Já a bomba Mk-82 é uma das mais populares no mundo ocidental, podendo receber kits de guiamento por GPS e sendo de um tamanho que permite o transporte em quantidade razoável em caças, com um dano colateral limitado. No Brasil, é empregada por caças F-5E Tiger II e Embraer A-1 AMX.
Uma investigação foi aberta pelos militares sul-coreanos para apurar o incidente. Até o momento, não foi informado se as bombas que caíram eram de treinamento (sem ogiva ou inativas) ou se se tratava de armamento de emprego real.
The Republic of Korea Air Force (ROKAF) has announced that during a t-Exercise today with the U.S. Air Force, a KF-16 Multirole Fighter “accidentally dropped” at least 8 Mk-82 500lb Bombs on the Town of Dong-myeon in the Gyeonggi Province of South Korea, less than 12 Miles… pic.twitter.com/9DMSu3pDSi
— OSINTdefender (@sentdefender) March 6, 2025