
Enquanto algumas empresas aérea aposentaram definitivamente o avião quadrimotor Airbus A380 de suas frotas, considerando-o ineficiente para operações lucrativas, as demais que não optaram pelo fim da história do gigante em seus serviços já começam a ver crescimento de demanda internacional suficiente para justificar seu retorno ao céu.
Vimos recentemente, por exemplo, que a japonesa ANA All Nippon Airways voltou a fazer alguns voos ao Havaí com seu Airbus A380 de pintura de tartaruga, e que a Singapore começou a retirar alguns de seus exemplares da estocagem na Austrália e levá-los de volta a Cingapura e colocou o modelo de volta em seu sistema de reservas.
E agora, a mais recente confirmação vem da Inglaterra, em um movimento que era de certa forma esperado, porém, até então sem uma previsão de data.
No começo de agosto, acompanhamos a British Airways anunciar a renovação de um contrato de serviços para manutenção de 12 aeronaves Airbus A380, confirmando que deixaria os grandes aviões prontos para o momento em que houvesse sentido na retomada de voos.
Depois, no começo de setembro, foi a vez de um A380 ser retirado da estocagem após meses em Teruel, na Espanha, e ser enviado à base da British Airways no Aeroporto Heathrow, em Londres.
Por fim, nesta segunda-feira, 4 de outubro, informações internas da companhia, às quais teve o o Head of Points, mostram que os aviões de dois andares já possuem até destinos e datas de retornos previstos para os próximos dois meses.
Até o momento, e podendo sofrer alterações a depender da demanda do mercado, o planejamento da British é de que a partir de 8 de novembro o modelo será usado em curtos voos de Londres para Frankfurt e Madri, com objetivo de readaptação das tripulações após ficarem quase 1 ano e meio sem operar o grande avião.
Em seguida, a perspectiva é de que o A380 ará a voar para Miami a partir de 3 de dezembro, Dubai a partir de 5 de dezembro, Dallas a partir de 7 de dezembro e Los Angeles a partir de 9 de dezembro.