Início Indústria Aeronáutica

Brasileira Akaer fecha parceria com fabricante argentina FAdeA para produzir peças do avião alemão D328eco 33174w

Imagem: Deutsche Aircraft

A Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) e a empresa brasileira de engenharia aeroespacial e defesa Akaer am um contrato para a fabricação de peças e conjuntos destinados a um projeto aeronáutico internacional com um horizonte de trabalho de 15 anos. 1j2m15

Akaer se consolidou como uma empresa-chave no Brasil, destacando-se na fabricação de veículos aéreos não tripulados (UAV) e na modernização das aeronaves P-3 Orion da Força Aérea Brasileira. Além disso, a companhia tem acordos com a Indústria Aeroespacial Turca (TAI) para participação no desenvolvimento do avião de treinamento HÜRJET.

No entanto, a participação da FAdeA estará focada no desenvolvimento do Dornier 328eco, projeto no qual a Akaer foi designada pela Deutsche Aircraft como Provedora Global Tier 1 e responsável pela fabricação da fuselagem dianteira da aeronave.

Dornier 328eco: um turboélice híbrido para múltiplas missões

O Dornier 328eco é um turboélice híbrido projetado para a aviação regional e capaz de se adaptar a diversas missões, como transporte de ageiros, operações militares, resgate, combate a incêndios e serviços aeromédicos. A Deutsche Aircraft prevê a produção de mais de 500 unidades da aeronave.

O modelo terá capacidade para 40 ageiros e será equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW127XT-S, 100% compatíveis com combustível sustentável (SAF). A autonomia será de 1.000 quilômetros com carga máxima, operando a altitudes de até 30.000 pés. Além disso, o 328eco poderá decolar e pousar em pistas de pelo menos 1.000 metros, atingindo uma velocidade de cruzeiro de 543 km/h.

Neste contexto, a FAdeA se une à Akaer como fornecedora de componentes metálicos, garantindo participação em um dos projetos mais inovadores da indústria aeroespacial, como informa o portal parceiro Aviacionline.

Impacto para a indústria e geração de empregos

Este contrato marca um marco na nossa expansão internacional e representa um o essencial para diversificar nossa receita com novos clientes fora do setor estatal. Nos orgulha fazer parte, por meio da Akaer, da rede de fornecedores deste prestigiado programa“, afirmou o presidente e CEO da FAdeA, Julio Manco.

O presidente da Akaer, Cesar Silva, destacou a importância da parceria: “A aliança entre Akaer e FAdeA é uma colaboração estratégica que une experiência e inovação para impulsionar avanços tecnológicos e fortalecer nossa competitividade global. Estamos confiantes de que essa cooperação abrirá novas oportunidades e promoverá um crescimento sustentável para ambas as empresas.

FAdeA já fabrica componentes para outras aeronaves, especialmente para a Embraer, incluindo partes do KC-390 Millenium, como o cone de cauda, spoilers, carenagem do flap, porta do trem de pouso dianteiro, racks de equipamentos e a porta de carga.

O contrato com a Akaer para o desenvolvimento do Dornier 328eco terá um impacto imediato na cidade de Córdoba, com a participação de pelo menos dez fornecedores locais na fabricação de moldes e dispositivos, impulsionando investimentos e gerando novos empregos na região.