
Bonitas imagens feitas em dois aeroportos mostram a inédia agem de um avião Airbus A321 da companhia aérea norte-americana Global Crossing Airlines, também conhecida como Global X, trazendo deportados ao Brasil nesta semana.
Como reportado previamente pelo AEROIN, todas as operações de deportação às quais a Global X foi contratada para o transporte vinham sendo feitas com aviões Airbus A320, mas agora houve a mudança no porte do equipamento.
A programação, no entanto, foi a mesma dos voos anteriores, com escala para reabastecimento no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manas (AM), e desembarque dos brasileiros deportados ocorrendo no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte, em Confins (MG).


Além das fotos que ilustram esta matéria, disponibilizadas ao AEROIN pelos respectivos parceiros colaboradores identificados em cada uma, a agem pela capital do Amazonas também foi grava em vídeo pelo canal “Plane Spotters Manaus HD”, apresentado no player a seguir:
Não há informações oficiais sobre o motivo da troca do Airbus A320 pelo A321 nesta operação, podendo ser, por exemplo, por quantidade maior de deportados trazidos ou apenas por não haver A320 disponível para ser alocado na operação.
Segundo dados de Ricardo Morgan, que acompanha a movimentação e as informações do Aeroporto de Confins, até a última deportação, em julho, foram 792 deportados em 7 voos neste ano. Com isso, o total desde o início deste tipo de operação, em 2019, é de 10.071 deportados, sem contar os que vieram ao Brasil na última sexta-feira.