
O primeiro Boeing KC-46A tanker que será entregue à Força Aérea dos Estados Unidos (U.S. Air Force – USAF) no próximo ano completou com sucesso seu voo inaugural de testes. A aeronave decolou do Paine Field e realizou um voo de aproximadamente 3 horas e meia.
Durante o voo, os pilotos de testes da Boeing levaram o tanker à uma altitude máxima de 39.000 pés e realizaram checks operacionais de motores, controles de voo e sistemas ambientais inclusos no perfil de voo aprovado pela Federal Aviation stration (FAA). Antes dos próximos voos, a equipe do projeto conduzirá uma inspeção pós-voo e calibração de instrumentos.
Este novo tanker é a sétima unidade do programa a levantar voo. As seis aeronaves anteriores estão dedicadas exclusivamente aos testes de certificação e já acumularam 2.200 horas de voo com 1.600 “contatos” durante voos de reabastecimento com aeronave F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, KC-10 e KC-46.

O KC-46 é derivado da aeronave comercial Boeing 767 e sua planta de produção fica na unidade de Everett. A fabricante possui atualmente contrato para os primeiros 34 tankers de um total de 179 previstos para serem adquiridos pela USAF.
O KC-46A é um tanker multimissão que pode transportar ageiros, feridos e cargas, e reabastecer todas as aeronaves militares de aliados e de coalizões que sejam compatíveis com procedimentos internacionais de reabastecimento em voo.
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.